domingo, 5 de junho de 2011

Espírito Santo


- Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é uma pessoa tão real como o Senhor Jesus Cristo. É a TERCEIRA pessoa da trindade (Pai , Filho , Espírito Santo ). O Espirito Santo é uma pessoa a quem o mundo não ver e nem pode receber .

                               -Quem pode receber o Espírito Santo? (João 14:17).
O Espírito Santo é dado somente aqueles que reconhecem o Jesus como seu Salvador e Senhor.
                                                          
Ele é o nosso guia ; Quando jesus esteve na terra disse '' eu sou o caminho a verdade e a vida '' . Ele foi e continua sendo o unico caminho para o pai . Mas ao partir para a glória prometeu enviar o Espírito Santo para nos guiar , a fim de que não nos apartemos do caminho certo (João 16:13) .

# Passos para ser cheio do Espírito:
~ Pureza do coração
~ Crer
~ Não emprestar o nosso corpo ao pecado
~ Recebe-lo voluntariamente

# Dons do Espírito Santo ( ICoríntíos 12 : 1-11)
Para o bem de todos Deus dá o cada um alguma prova da presença do Espírito Santo (Icorintios 12:7)
~ Mensagem de Sabedoria.
~ Mensagem de conhecimento.
~ Fé.
~ Poder pra curar.
~ Poder pra fazer milagres.
~ Dom para anunciar a mensagem de Deus.
~ Capacitaçao para saber o diferença entre os dons que vêm do Espírito e os que não vêem dele.
~ Capacidade de falar em línguas.
~ Capacidade de interpretar o que essas linguas dizem.

# Frutos do Espírito Santo

~ A Caridade é um fruto do Espírito Santo. A caridade é amor e é o maior dos dons, porque ela não desaparece, existe para além da morte. O céu vive no amor: "A fé e a esperança hão-de desaparecer, mas o amor jamais desaparecerá" (1 Cor. 13,8).
 ~ O Gozo ou alegria é caracterizado por aquelas emoções interiores, aquela alegria interior e satisfação espiritual profunda que o Espírito Santo derrama no coração e na alma. A pessoa sente um gozo inexplicável. Não há palavras humanas que possam descrever o gozo que provém do Espírito Santo.
 ~  A Paz de que falamos não tem nada a ver com os motivos ou sensações externas mas é uma paz e suavidade interior, tal como Jesus disse aos Seus apóstolos: "Deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz, não como o mundo a dá mas como Eu a dou" (Jo 14, 27). Jesus é a paz e a suavidade da alma.
 ~ A Paciência suporta as adversidades, as doenças, as contrariedades e perseguições. A paciência é o fruto essencial para que o cristão persevere na sua fé. O cristão paciente dificilmente é demovido da sua fé porque ele suporta tudo com paciência. A alma paciente é mansa e humilde, não se revolta contra o seu Deus mas tudo suporta e aceita.
 ~ A Benignidade é a bondade que vai para além da bondade, isto é, muitas vezes fazemos um bem mas só até certa medida. Porém, a benignidade é a execução desse bem que vai para além do que deveria ser feito.
 ~ A bondade é fazer o bem, desinteressadamente, às pessoas. A pessoa que o faz tem um bom coração, amando verdadeiramente. A resposta de alguém que ama a sério é: "Eu amo porque amo."
 ~ A Longanimidade é a paciência para além da paciência, é quando alguém continua a ser paciente depois de, tantas e tantas vezes, ter sido posto à prova.
 ~  O homem Manso dificilmente se revolta. A mansidão está sempre associada à humildade e à paciência. Jesus diz, quando se refere a Si mesmo: "Vinde a Mim que Sou manso e humilde de coração que Eu vos aliviarei. Vinde a Mim que o meu jugo é suave e a minha carga é leve. Vinde a Mim todos vós que estais sobrecarregados porque Eu vos aliviarei" (Mt 11, 28-30). Este é um grande convite do Sagrado Coração de Jesus a todos nós. A mansidão é contra a ira e contra o ódio. Assim, devemos procurar ser mansos, imitando o Divino Mestre.
 ~A , para além de ser o fruto do Espírito Santo é uma das virtudes teologais. A fé é um dom muito importante, sem ela desesperamos e desanimamos ao longo da nossa caminhada, feita de altos e baixos, com muitas dificuldades. Sem a fé, o cristão chega a certa altura, depois de muitas dificuldades desiste e começa a levantar interrogações e deixa de praticar o bem, deixa de ir à Missa e diz: "Afinal, os que não vão à Missa, têm uma vida melhor do que a minha. Então, que me adianta ir à Missa e rezar?". A fé leva o cristão a manter-se firme na sua caminhada mas esta fé tem que ser conservada e protegida. Uma das maneiras é a oração que aumenta e protege a fé. A oração mantém-nos no caminho da fé e no caminho da salvação, por isso é indispensável.

                                                          
# Musica : Espírito Santo . Fernanda Brum






''A fé em Cristo dá noa o direito legal as riquezas , mas a Comunhão com O ESPÍRITO SANTO  é que nos permite desfruta-la. ''

~ DEIXE O ESPIRITO SANTO FAZER MORADA EM SEU CORAÇÃO ... ENTREGA SEU CAMINHO A ELE E ELE TUDO FARÁ .
-> Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.
Lucas 12:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário